Quais as redes sociais mais usadas em 2020?

O ano de 2020 provocou significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. Com a pandemia de Covid-19, o consumo de informações – nos mais variados formatos – dentro das mídias sociais aumentou significativamente. Isso acabou gerando mudanças, como, por exemplo, reposicionamentos na lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil.

O número mais recente indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 31 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse quesito, perdíamos apenas das Filipinas, mas por poucos minutos. A tendência é que, no decorrer de 2020, esse tempo tenha sido ainda maior. Tivemos novidades no cenário, como o TikTok, que conquistou celebridades e jovens no país.

Em que posição você acha que ele ficou nos 10 mais? E quem será o líder do ranking? Os números que apresentamos abaixo são retirados do relatório de outubro de 2020 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite. Muitas redes sociais, porém, não curtem divulgar dados oficiais. Por isso, procuramos também reportagens publicadas recentemente.

Confira então, a seguir, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil!

1. Facebook

facebook logo

O Facebook retomou o primeiro lugar no Brasil em 2020 – feito ainda mais expressivo quando consideramos que ele é dono de outras três redes sociais que estão no top 5 (Whats, Insta e Messenger). E, claro, segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,7 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras.

O curioso é que o número brasileiro ficou estável, apesar do Facebook ter somado meio bilhão no total global. Além disso, caímos para o quarto lugar entre os países, atrás somente de Índia, Estados Unidos e Indonésia – estávamos empatados anteriormente com os indonésios. Mas quem é que não viu uma live no Facebook em 2020, né não?

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. É por isso que, para empresas que investem em Inbound Marketing, é praticamente impossível não estar no Facebook. Vale lembrar que sempre é possível fazer o agendamento de posts, facilitando seu trabalho.

2. WhatsApp

whatsapp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o “carinhoso” apelido de zapzap.

Para muitos brasileiros, o WhatsApp é “a internet”. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele. Uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no Whats.

O app esteve no centro de muitos debates nas eleições de 2018, já que é muito usado para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. Essa característica, aliás, é o que faz com o “zap” seja considerado uma rede social.

3. YouTube

youtube

Na última edição do ranking, o YouTube havia passado o Facebook e se tornado a rede social mais utilizada no Brasil. Porém, o número mais recente que obtivemos traz uma mudança de metodologia da própria plataforma de streaming: ela conta apenas usuários entre 18 e 65 anos e chega a 105 milhões de brasileiros vendo (e postando) vídeos todos os meses. Assim, caiu no ranking.

Só que se contar a criançada (e os vovôs) vendo Galinha Pintadinha é capaz de dar mais que isso, já que o canal está no top 50 mundial de total de views – o total chega a 18 bilhões. Outro canal brasileiro que se destaca é o do produtor musical KondZilla, que é o 10º do mundo em assinantes (62 milhões) e o 15º em visualizações de vídeos (32 bilhões).

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. Recentemente, reforçando seu lado rede social, o YouTube melhorou seu sistema de hashtags. E como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

4. Instagram

logo instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Insta é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários.

O Instagram já mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook – que pagou 1 bilhão de dólares pela transação! Hoje é possível postar fotos com proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, e mais. Antes era só um filtrozinho e olhe lá.

Os Stories, aliás, são os principais pontos de inovação do aplicativo. Já são diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Saiba mais sobre os Stories no post Instagram Stories: tudo sobre o formato perfeito para empresas. Temos também as lives como um formato consolidado no Insta.

Em 2018, foi lançado o IGTV. E em 2019 o Instagram Cenas, uma espécie de imitação do TikTok: o usuário pode produzir vídeos de 15 segundos, adicionando música ou áudios retirados de outro clipezinho. Há ainda efeitos de corte, legendas e sobreposição para transições mais limpas – lembrando que esta é mais uma das funcionalidades que atuam dentro dos Stories.

Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo – não esqueça de caprichar na sua bio, deixando claro qual é o seu negócio. Cada vez mais, aliás, o Instagram está focando em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma.

5. Facebook Messenger

facebook messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016. Com a “separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para usuários da rede social via smartphones, tornando impossível por um tempo responder mensagens pelo aplicativo do Facebook. Isso fez com que milhões de pessoas o baixassem.

Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes. Justamente por sua integração total com o Facebook, estima-se que o Messenger tenha muitas dezenas de milhões de usuários no Brasil. A empresa, porém, não divulga os números oficiais.

6. LinkedIn

linkedin

A maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook. A diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo. Em 2020, infelizmente, a crise gerada pela pandemia acabou levando muita gente a entrar no LinkedIn para procurar emprego. A rede social, dessa forma, crescer e passou a ser a 6ª mais usada no Brasil, com 46 milhões de usuários ativos.

7. Pinterest

pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas. Os temas mais populares são: moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagens e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo.

Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

A rede social triplicou a base de usuários no Brasil nos últimos, chegando a um total de impressionantes 38 milhões. Em 2020, muita gente procurou o Pinterest em busca de ideias para dar uma reformada na casa – se você não foi infernizado por uma obra na vizinhança na quarentena, é porque estava fazendo uma.

8. Twitter

twitter-logo

O Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá está em declínio de usuários, mas isso não quer dizer todos os públicos pararam de usar a rede social. Em 2020, aliás, a rede social chegou a crescer, com as pessoas buscando atualizações mais ágeis de notícias, o que a torna muito relevante jornalisticamente.

Porém, se considerarmos apenas os usuários ativos, são 16,6 milhões de tuiteiros brasileiros. Hoje, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.

E brigando sobre política, é claro. Nos últimos anos, a rede social acabou voltando a fazer barulho por causa de seu uso por políticos, que divulgam informações em primeira mão por ali. Ainda assim, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio.

9. TikTok

Achou que a nova mania da internet estaria mais acima no ranking, né? Pois é, eu também. O TikTok é hoje uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas – profissionais ou não – e empresas. Na pandemia, foi refúgio para muita gente relaxar, dar algumas risadas, se emocionar e, claro, dançar.

O problema é que ninguém sabe ao certo quantas pessoas fizeram tudo isso, já que a empresa não divulga. No começo do ano, falava-se em 7 milhões de usuários brasileiros, número que obviamente cresceu. Uma reportagem recente indica que o TikTok ganhou outros 6 milhões em outubro, quando o app bateu recordes globais.

Em setembro, um estudo apontou que 3,5 milhões de brasileiros baixaram o app. Somando tudo isso aí, dá cerca de 16,5 milhões no Brasil. Como não temos certeza, fica meio que um empate técnico com o Twitter. Com certeza, porém, o fenômeno TikTok deve subir algumas posições em breve.

10. Snapchat

snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto para mobile. Foi considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos efêmeros conhecidos como snaps, que desaparecem algumas horas após a publicação. No Brasil, são cerca de 11 milhões de usuários, deixando-o no top 10 das redes sociais mais usadas no país.

A rede lançou o conceito de “stories”, despertando o interesse de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve sucesso. Assim, o CEO lançou a funcionalidade nas redes que já haviam sido absorvidas, criando os concorrentes Whatsapp Status, Facebook Stories e Instagram Stories.

Apesar de não ser uma rede social de nicho, tem um público bem específico, formado por jovens hiperconectados. Pensando em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseados em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.

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