Como persuadir clientes e influenciar pessoas na internet

Como persuadir clientes e influenciar pessoas usando o poder da escrita?

O copywriting é a arte de escrever para gerar conversões, seja a inscrição em uma lista ou uma venda. O objetivo é sempre levar a pessoa a tomar uma ação desejada.

É da escrita persuasiva que nasce um negócio digital de sucesso, porque sem vendas e sem receita não existe um negócio, apenas um hobby.

Portanto, saber como persuadir cientes é uma habilidade essencial para empreendedores, escritores, produtores de conteúdo e qualquer pessoa que queira usar o meio digital para espalhar a sua mensagem e vender seus produtos.

E nesse artigo você vai descobrir quais os elementos mais importantes na hora de criar uma copy para seus produtos e serviços de forma bastante simples, porém extremamente eficiente.

1. Chame a atenção

Use o maior benefício, a sua carta mais importante logo de cara, ou seja, no título, para chamar a atenção do possível cliente.

Não use frases inteligentes ou engraçadas e guarde o melhor para o final. Se você não consegue capturar a atenção nos primeiros segundos, todo o resto da sua copy estará comprometido.

2. Mostre um problema

Todos os produtos resolvem problemas.

Alguns são mais óbvios que outros. Um ar condicionado tem a clara função de aliviar o calor.

Em outros casos, a pessoa sequer sabe que tem um problema que precisa ser resolvido, porque cada cliente está em um nível diferente de consciência a respeito do seu problema.

Para saber mais sobre níveis de consciência, leia o artigo “Negócios Lucrativos: Domine Essa Pergunta e Você Dominará Seu Mercado”.

Por exemplo, empreendedores digitais podem preferir caminhar sozinhos pelo mercado ao invés de contar com a ajuda de um mentor.

Pela falta de experiência, eles vão demorar mais tempo para alcançar os mesmos resultados de outros empreendedores que já estão há muitos anos na internet e percorrem um caminho muito parecido.

3. Deixe claro que você tem a solução do problema

Ainda usando o exemplo anterior, para vender a Mentoria Evolution, preciso reforçar na copy o problema e mostrar que tenho uma solução que pode economizar tempo e dinheiro; tanto que a super promessa da Mentoria é “evolua 6 anos em 6 meses”.

4. Prove que você consegue entregar o que promete

Não basta dizer que através da minha mentoria eu consigo ajudar empreendedores a crescerem seus negócios em 6 meses. Preciso provar que isso realmente acontece com quem passa pelo processo.

Como fazer isso?

Falar sobre os benefícios.

Apresentar depoimentos de clientes.

Mostrar a autoridade e os próprios resultados.

Fazer comparação com os produtos concorrentes.

5. Convite para ação

Sempre convide o leitor a uma ação, usando verbos no imperativo.

Evite o batido “clique aqui”, use verbos mais próximos ao seu objetivo, como baixe, leia, assista, confira, experimente, etc.

Todo material de divulgação e vendas deve ter uma chamada para ação.

Ainda que seja um anúncio que leva a uma página de captura, depois a uma sequência de emails, para, por fim, apresentar a oferta, cada etapa desse funil deve ter uma chama para a ação que leva para o próximo passo.

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